A COOPERSERRO
Fundada em 29 de janeiro de 1964, a Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro – CooperSerro, tem uma história de sucesso, atuando como agente de transformação financeira, social e econômica no Serro e região e garantindo a oferta de produtos de qualidade para seus clientes.
Criada para operar a comercialização do Queijo Minas Artesanal no Serro, a Cooperativa atua também para a preservação do Queijo do Serro, registrado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA, como 1º Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Minas Gerais, em 2002, e pelo Instituto Artístico e Histórico Nacional – IPHAN, como Patrimônio Cultural do Brasil, em 2008.
A partir de 1976, a Cooperativa inicia a produção e comercialização de queijos produzidos com leite pasteurizado. Hoje, a Unidade de Beneficiamento de leite e derivados atende à normatização do Ministério da Agricultura e demais órgãos regulamentadores, sendo sua produção monitorada e verificada de acordo com o preconizado nos programas de autocontrole.
A Indústria dispõe de tecnologia para fabricação de laticínios, com rigoroso controle de qualidade, possuindo laboratório próprio onde são realizadas análises diariamente de todos os lotes de produção, sendo licenciada pelos órgãos ambientais competentes, com implantação de sistema de tratamento de efluentes e destinação de resíduos, em consonância com as normas ambientais.
Para garantir a segurança e qualidade dos alimentos fabricados e manter os padrões físico-quimicos e micro-biológicos exigidos pela legislação vigente, temos laboratório próprio onde são analisados desde a matéria prima, o produto em processo e o produto acabado. Além das fiscalizações que acontecem pelo serviço de inspeção.